Outubro Rosa: Prevenção do Câncer de mama
- unipressunifaccamp
- 11 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Está entre os tipos de doenças que mais afetam as mulheres.
Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos outros países por utilidade pública, para alertar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença, que pode ser tão devastadora. No Brasil atinge cerca de 156 milhões de mulheres.
Embora a campanha seja necessária, as mulheres não podem se atentar somente durante esse mês com a doença. O importante é ter atenção o ano todo e fazer os exames preventivos.
Durante todo mês, a campanha busca fazer com que mulheres de 49 até 69 anos façam o exame de “Mamografia”, pois quanto antes descobrir mais chances de cura.
E se não estiver entre essas idades, você sempre pode fazer o auto-exame. Conhecer seu corpo é importante e é primordial para detectar qualquer tipo de doença. Por isso pegue o hábito de apalpar sempre suas mamas, prestando muita atenção em uma possível mudança suspeita.
O auto-exame deve ser feito pelo menos uma vez por mês, sempre entre três a cinco dias após o aparecimento da menstruação, ou em uma data fixa. Se não menstruar mais, procure por nódulos fixos e indolores e verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias.
Fique atenta com os sintomas e procure um médico!

Por: Isabela Mendes
コメント